Xintoísmo - Shinto é palavra de origem chinesa Shin+Tao e significa Caminho dos Deuses.

  • O xintoísmo foi a primeira religião no Japão é a religião nacional do Japão, com mais de 120 milhões de adeptos em todo país. não tem um fundador e não desenvolveu escrituras sagradas, filosofia religiosa explícita tão pouco um código moral específico.
  • Historicamente, apesar de suas raízes anciãs, o xintoísmo foi instituído somente a partir do século VI e sua prática religiosa milenar possui raízes nas tradições pré-históricas japonesas e no sistema tribal baseado em clãs de período joomon (8 mil a.C.).
  • No século VIII surgem os primeiros textos xintoístas, como o Kojiki e o Nihon Shoki e deles herdou espiritualidade, bem como os relatos mitológicos da criação dos deuses e do mundo.
  • Crença de caráter animista e politeísta, está baseada no pluralismo, portanto, não considera a existência de uma verdade absoluta como o pensamento monoteísta e considera que todas as coisas que compõem o Universo são divinas e estão intimamente interligadas.
  • Os xintoístas pregam a harmonia com a natureza e a purificação de corpo e da alma e seu propósito é a busca do senso de unidade, reverencia à Terra, a harmonia do povo com ambiente natural, e desenvolvendo um sentimento de comunidade, companheirismo e lealdade ao Estado.