Quaresma - Quadragésima, Quarenta dias.

  • Período de 40 dias, tempo penitencia e de mortificação (Rm 8, 13-14), que inicia na quarta-feira de Cinzas e termina na Páscoa, daí a origem do nome Quaresma.
  • A Quaresma organizou-se a partir do século IV. e avsua história anterior não é clara. Supõe-se que a sua fonte foi o jejum pascal de dois dias, na Sexta e no Sábado antes do Domingo da Ressurreição, espaço que, a pouco e pouco, se extendeu a uma semana, depois a três e, segundo as diversas regiões, sobretudo no Oriente, como o Egito, até às seis semanas ou quarenta dias. Em Roma, a Quaresma já estava constituída, entre os anos 350 e 380.
  • Considerada um tempo de jejum, orações e penitência, ea Quaresma, sobretudo, antecede a principal celebração cristã, a Páscoa; anteriormente era o período durante o qual, através da penitencia e da provação, os catecúmenos se preparavam para receber o batismo na noite da Páscoa.
  • Para a Igreja Católica, no entanto, a semana que precede o domingo de Páscoa, a Semana Santa, traz momentos de reflexão, contrição e memorial sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.