Mormóns - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Santos dos Últimos Dias (SUD no Brasil) ou mais popularmente Mórmons.

  • Esse influente grupo religioso restauracionista surgiu no século XIX nos Estados Unidos estando à frente, inicialmente, Joseph Smith Jr., indicado pelos seus seguidores como primeiro profeta desta época, reconhecido pelos seus fiéis como o “Profeta da Restauração”.
  • A palavra ‘mórmon’ tem origem no que é considerado o sagrado livro de escrituras compilado pelo Profeta Mórmon, intitulado “O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo”. A versão oficial da igreja diz que esse nome foi ditado pelo próprio Senhor.
  • Os ensinamentos do fundador Joseph constavam no Livro de Mórmon, descoberto em 1820, ocasião em que Smith teve uma visão celestial com Deus e Jesus e em um segundo momento com o anjo Moroni, que teria vivido nas Américas no ano 400 depois de Cristo; o anjo então lhe falou de um livro escrito em conhecido como “as placas de ouro”, com caracteres até então desconhecidos, que quatro anos depois receberia para traduzi-lo. Smith teria recebido as placas em 1827;
  • Nessas placas do Livro de Mórmon diversos hieróglifos estavam gravados, depois traduzidos por Joseph Smith para o inglês - e posteriormente pesquisadores afirmaram que esses escritos tratam da história da América pré-colombiana.
  • Em abril de 1830, com apenas seis seguidores, número mínimo exigido pela legislação americana, a igreja foi formalmente instituída e nesse mesmo ano Smith Jr. publicou o Livro de Mórmon e se tornou-se o primeiro “Élder” da Igreja (título que os seus missionários recebem em suas viagens pelo mundo).
  • A doutrina da igreja afirma que nesta dispensação, a da plenitude dos tempos ou a dispensação final, antes do glorioso dia da segunda vinda de Jesus Cristo, incluiu-se a expressão “dos Últimos Dias” uma vez que nesta época, o mundo estaria em seus últimos dias.
  • Um dos aspectos polêmicos sobre os mórmons é a poligamia masculina, ou o casamento plural, banida entre eles atualmente, contudo não há como negar que foi praticada por décadas no século dezenove - e é parte da história Mórmon.
  • Atualmente, nos Estados Unidos, entre seus seguidores se encontram inúmeras pessoas notáveis, empreendedoras no mundo dos negócios, das finanças, como David G. Neeleman, dono das linhas aéreas Jet Blue na América e da Azul no Brasil.