Missa – lat., der. missio, missão; gr. synaxis, assembléia Eucarística.

  • A liturgia Eucarística da Igreja católica Apostólica Romana, memorial da Paixão e Ressurreição do Senhor, também chamada Eucaristia, celebração Eucarística, a Ceia do Senhor, Fração do Pão,; Santo sacrifício, Divina liturgia, Comunhão, Santa Missa ou Banquete Eucarístico.
  • As partes da Missa são:

Ritos iniciais (Entrada, Saudação/acolhida - Ato penitencial (kyrie), hino de louvor/Glória e Oração Coleta) - Liturgia da Palavra (leituras do AT, Salmo responsorial e NT, Evangelho; [Homilia], Profissão de Fé/Creio) - Oração Universal (preces dos fiéis; Liturgia Eucarística (Preparação dos Dons, oração sobre as oferendas (oblatas), Oração - Eucarística[Consagração] Rito da Comunhão [oração dominical, rito da Paz, fração do Pão - Ritos Finais;

  • Participação obrigatória: constitui pecado grave a ausência deliberada da Santa Missa; estão dispensados da participação os doentes, os que cuidam de doentes, as mães com bebês recém-nascidos e outros casos à critério do pároco (Cód. Can. 1245). Na ausência do ministro sagrado, os fiéis devem participar da liturgia, Culto, da Palavra ou mesmo ficar em oração individual, em oração com a família ou em grupos (Cód. Can. 1248, §2). Hist. S. Gregório Magno (590-604) uniformizou o ritual da liturgia da Missa e o respectivo canto litúrgico.

v. Coletânea, Gregoriano, Oração Eucarística, Sinaxe.

Missal – O livro litúrgico que contém as diversas Orações Eucarísticas para o rito da Santa Missa - no rito latino adota-se o Missal Romano.