Hassidismo - Judaísmo. O termo hassid aparece no Livro dos Macabeus e no Talmude.

  • Movimento judaico, ortodoxo, voltado ao conceito de fervor religioso, piedoso, à serenidade, generosidade e ascetismo não pela erudição. As suas primeiras manifestações surgiram no século II a. C., para enfrentar o rei Antíoco IV, que tentava introduzir a cultura grega na Palestina
  • Um dos destaques deste movimento que despertou interesse da comunidade judaica foi esse novo conceito de Devoção apresentado por líderes religiosos, tendo à frente Yisrael Báal Shem Tov, em 1734.
  • Este movimento se distinguia pelas virtudes da afabilidade, a generosidade e a ascetismo e não pela erudição, o seu sucesso estava na despreocupação do hassid com a erudição e na adoção de um tipo de oração com inspiração no canto e na alegria, com ensinamentos mais diretos, narrados com histórias simples e pequenas, despertando mais interesse entre o povo do que à Torá.
  • O Hassidismo subsistiu em grande parte do século XVII, sustentado pelo ´Livro dos Devotos´, uma obra com linguagem simples e acessível no qual demonstrava as principais características do povo judeu naquela época. Alguns estudiosos o dividem em medieval (séc. XII-XIII) e o moderno, na Ucrânia em meados do séc. XVIII.