Vicariato - lat. vicarius, vigário. São três as definições para esta palavra: 1. Função ou exercício da função de vigário. 2. Tempo que dura esse exercício. 3. Território sob a jurisdição de um vigário.

  • O Vicariato apostólico aparece nos primeiros séculos da Igreja católica, quando os Papas nomeavam um Bispo residente para cuidar dos assuntos eclesiásticos em determinada região, como aconteceu com o bispo de Arles, França, para a Gália e o bispo de Tessalônica para a Ilíria.
  • Estes prelados, chamados 'vigários apostólicos', administram dioceses vacantes ou aquelas em que seus bispos estão impedidos da jurisdição ordinária, em regiões onde a hierarquia da Igreja ainda não está estabelecida, como nas regiões missionárias. são indicados por uma Bula papal e a eles são concedidas várias faculdades extraordinárias e como não são bispos diocesanos não têm Catedral ou capítulo.
  • Todos os assuntos relativos a estes Vigários são conduzidos pela Congregação da Propaganda sob a Const. Gravissimum, do Papa Bento XIV (1740-1758) e Decretos posteriores da Santa Sé. Na atualidade existem aproximadamente 150 vicariatos no mundo, estando grande parte deles situados na África e Ásia.

v. Prelazia, Capelania, Cúria.