Santiago de Compostela - Cidade da Espanha, região da Galiza, célebre, e conhecida pelo mundo todo, pelo túmulo do Apóstolo S. Tiago Maior, irmão de João (Mt 4,20; 27,56; Mc 15,40;16,1), martirizado no ano 44 (At 12,1-2).

Tiago teve seu corpo transladado para Íria Flávia, noroeste da Espanha, e depois para Compostela que assim tornou-se conhecida no mundo como centro de romarias e peregrinações desde a Idade Média. Sobre o seu túmulo construiu-se, no séc. XII, uma catedral, obra-prima do estilo românico-espanhol.

Controvérsias surgiram sobre a presença do Apóstolo pregando na Espanha, a partir do texto de Romanos 15 (do ano 58), onde S. Paulo fala em “terras onde não havia sido anunciado o nome de Cristo” (vers. 20) e sua intenção de ir “à Espanha” (vers. 24). Essas controvérsias chegaram à autenticidade de sua relíquia em Compostela, considerando uma relíquia existente na igreja de S. Saturnino de Toulouse na França.

No entanto forte argumento a favor da autenticidade da sagrada relíquia de Compostela encontra-se na Bula Omnipotens Deus, 01/11/1884, do Papa Leão XIII.