Sagrada Família de Nazaré, Filhos e Filhas da - As congregações fundadas pelo Pe. José Mañanet (ou Maianet) y Vives, (1833-1901), em Tremp, Espanha, dedicadas ao ensino, à educação humana e cristã dos jovens.

Em 1870, Mañanet fundou o ramo masculino (chamados josepets pelo povo) e em 1874 o ramo feminino, com a fusão do Instituto das Irmãs de Maria Imaculada e de S. Vicente de Paulo e S. Luiz Gonzaga (originalmente fundadas em 1859).

Aprovadas canônicamente em 1901, pouco antes da morte de seu fundador, suas Constituições foram aprovadas em 1902 e 1958, respectivamente, quando nesta data as Irmãs receberam o título de Missionárias da Sagrada Família de Nazaré.

O Papa S. Pio X em 1909 designou o Instituto do Pe. Maiñanet como promotor universal da devoção à Sagrada Família e as virtudes heróicas do fundador foram aprovadas pela Santa Sé em 1982.

Em 1864 Pe. Maiñanet instalou, em Tremp, o seu primeiro colégio dedicado a S. José e após o período turbulento da revolução de 1868, estabeleceu inúmeros centros escolares e de formação profissional nos subúrbios e bairros operários de Barcelona e Santo Andrés de Palomar, escola de artesanato em Las Corts e a colônia agrícola de San Julian de Vilatorta.

Atualmente os/as misisionários(as) da Congregação estão presentes na Europa, Estados Unidos, África e América Latina, no Brasil denominadas 'Lar de Nazaré'.