Porta Santa

  • A abertura da Porta Santa, gesto litúrgico tradicional nos anos jubilares, consistindo na abertura da Porta de uma Basílica, com a derrubada simbólica de uma porta de tijolos - construída especialmente para a solenidade - pelo Papa, na Basílica de S. Pedro em Roma, para marcar o início do Ano Santo Jubilar.
  • Esta solenidade deveria acontecer a cada 25 anos, entre os anos santos ordinários, contudo pode ser aberta durante anos “extraordinários”, como aconteceu com o Papa João Paulo II em 1983.
  • O Papa Francisco abriu a Porta inaugurando o Ano Santo da Misericórdia em 8 de dezembro de 2015 e ficou aberta até 20 de novembro de 2016; neste caso foi escolhido o dia 8 de dezembro a solenidade da Imaculada Conceição, também como marco histórico, em 2015, dos 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II.
  • A primeira da Porta Santa celebração aconteceu em 1423 na Basílica do Santíssimo Salvador de Latrão, em Roma, pelo Papa Martino V, evocando a passagem evangélica “Eu sou a Porta das ovelhas” (Jo 10,7).

v. Jubileu.

Visite o site https://rumoasantidade.com.br/instrucoes/o-que-e-a-porta-santa/ para conhecer mais detalhes deste tema.