Pecado, Pecados - *

  • Pecado original – o pecado de origem de todos os seres humanos, transmitido por nossos primeiros pais. Adão e Eva, e causa a morte da alma (Conc. de Trento); pelo Batismo, o pecado original e os pecados pessoais são perdoados e nos permite entrar e participar do Reino de Deus.
  • A doutrina da Igreja sobre a transmissão do pecado original foi definida, mais precisamente, no séc. V, sob a reflexão de Sto. Agostinho contra o Pelagianismo, no 2º Conc. de Oranges em 529 e no Conc. de Trento em 1546 em oposição à Reforma protestante.
  • Pecados capitais - lat. caput, capitis, cabeça; essencial, fundamental. Os sete vícios que predispõem ao pecado: inveja, ira, gula, preguiça, luxúria, avareza e cobiça.
  • Pecado Mortal – falta gravíssima cometida com pleno consentimento e conhecimento contra a Lei de Deus; produz a perda da graça santificante, exclui do Reino de Deus e leva à morte eterna no inferno. Não há pecado algum, por mais grave que seja, que não possa ser perdoado pela Santa Igreja, desde que exista arrependimento sincero (CIC 982).
  • Pecado Venial - lat. venialis, perdoável, desculpável. 1. Ofensa leve, irrefletida, à lei divina, p. ex., a adulação com fins de obter vantagem ilegítima. 2. Apego desordenado pelos bens materiais; 3. pecado que não priva o ser humano da graça santificante e da caridade.