Ortodoxa – ✝️ A dominante comunhão cristã no Oriente Médio, Mediterrâneo e parte da Ásia.

  • A Igreja Ortodoxa (Igreja oriental), que segue a doutrina semelhante à de Roma (Igreja Latina) em relação aos Sacramentos, sacerdócio, Eucaristia, mas não aceita o Papa como autoridade única e suprema da Igreja e sim os seus Patriarcas.
  • Existem ainda diferenças em alguns aspectos da fé cristológica e trinitária, como, p.ex., a questão da fórmula “Filioque”, sobre o purgatório, a Imaculada Conceição, aceitação do divórcio, o re-casamento e possui diferenças substanciais em sua liturgia.
  • O diálogo entre as Igrejas Romana e Ortodoxa tem sido crescente e consistente.

v. Igreja Ortodoxa Grega, Igrejas Católicas do Rito Oriental,.

Ortodoxia – gr. ortho, reta, verdadeira + doxa. opinião.

  • Definição da doutrina considerada como reta, verdadeira e oposta às heresias.; a visão ortodoxa sustenta que a Bíblia é a Palavra de Deus revelada, dada pela inspiração de Deus. Por inspiração, tanto verbal quanto mecânica, acredita-se que o Espírito Santo esteve no controle total do (s) autor(es) bíblico(s), seja ditando verbalmente tudo o que ele estava escrevendo ou usando a pessoa como uma ferramenta através da qual trabalhar.
  • Esta doutrina de inspiração tem a conclusão lógica de que os manuscritos originais não contém erro ou contradição e a Bíblia é a revelação completa e suficiente de Deus. Duas passagens do NT sustentam esta visão: 2Tm 3, 16-17 e 2Pd 1, 20-21.

v. Dei Verbum.

Neo-ortodoxia – ✝️Focaliza os aspectos existenciais e psicológicos da experiência religiosa e denuncia o literalismo bíblico e a experiência com o divino é o que faz as Escrituras serem reais, não a Revelação ou a razão; é subjetiva e seletiva em sua posição “ortodoxa”.