Noé, Arca - A grande nave construída por Noé, filho de Lamec (Gn 5,28-29; 6,9), constante do episódio bíblico do Dilúvio (Gn 7;8;9), também citado no Livro da Sabedoria (14,6) e na Carta aos Hebreus (11,7).

  • As dimensões da narrativa bíblica sugerem um barco de grandes proporções, de forma retangular (cem cúbitos de comprimento, cinquenta de largura e trinta de altura), aparentemente sem condições de navegar, porém os especialistas Peter Jansen e M. Vogt comprovaram ser favorável para o transporte de grandes cargas e flutuação sem riscos de emborcar.
  • Após o dilúvio a Arca ficou sobre o monte Ararat na Armênia, de acordo com a versão bíblica autorizada e a tradição judaica e armênia, onde os primeiros cristãos em Apamea, antiga Frígia, atual Turquia, ergueram o Mosteiro da Arca. Santo Efrém, diácono de Edessa (306-373);
  • Os historiadores Josefo (Ant. I, 3), Berosus, Onkelos e Pseudo-Jonatan, localizavam-na no Curdistão e Berosus e relatam ainda que os peregrinos tiravam dos destroços da Arca pedaços do betume para fazerem amuletos.