Neopentecostal, ou Neopentecostalismo -

  • O novo movimento Pentecostal, dentro do cristianismo, emergiu em meados dos anos 1970 e 1980, décadas após o movimento pentecostal do início do século XX, ocorrido em 1906, focado na busca davpresença e da ação do Espírito Santo, atravéz dos Carismas.
  • Divergente do Evangelicalismo que reúne denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais como batistas, presbiterianas, metodistas, entre outras, o Neopentecostalismo é considerado, por seus seguidores, uma nova Unção no evangelismo.
  • Alguns dos maiores e mais representativos grupos dessa corrente são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Apostólica Fonte da Vida e a Comunidade Cristã Paz e Vida. Possuem um evangelismo massivo, significativa parte delas atuam com vigor na mídia em geral, em particular na tevê aberta e fechada.
  • Assim como nos Estados Unidos, os neopentecostais brasileiros passaram por um sincretismo entre os movimentos evangélicos tradicionais

V. Pentecosres, RCC