Metodista – Seguidor do movimento religioso protestante evangélico, fundada por John Wesley (1703-1791) em torno de 1710-1790.

  • Organizado em sociedades com reuniões regulares como pré-requisito para a formação de seus membros; o seu título se deve às essas reuniões ‘metódicas’ de ensino e piedade.
  • Sua doutrina de salvação universal levou á disputa com os Calvinistas e conflitos com a igreja Anglicana, da qual se separaram formalmente em 1791 devido à ordenação de Thomas Coke como coordenador dos ministros da Igreja e se ampliou após a morte de Wesley.
  • A Igreja Metodista que até a morte de seu fundador, Wesley, permaneceu unida à Igreja anglicana, tornou-se independente e sofreu muitas divisões das quais surgiram a Igreja Metodista Primitiva, Conexão Metodista, os Cristãos da Bíblia.
  • Nos Estados Unidos da América dividiu-se ainda em muitos grupos, em grande parte devido à posição em relação à escravidão vigente na época.
  • No séc. XX vários de seus grupos juntaram-se e houve uma união dos Wesleyanos primitivos e unidos e pela união das igrejas da Grã-Bretanha e Estados em 1939 e hoje o Concílio Metodista Mundial, fundado em 1881, coordena os metodistas em todo o mundo (em inglês World Methodist Council - organização ecumênica internacional, que reúne denominações metodistas de todo o mundo. O CMM é composto por cerca de 80 denominações membros, que juntas possuem cerca de 51.286.152 membros).