Maçonaria

  • Surgiu em 1175 na Inglaterra com uma fraternidade de pedreiros e foi extinta pelo rei Eduardo VI (1547-1558) mas acabaram por se organizar como sociedade dos pedreiros livres, onde ensinavam idéias alquimistas e cabalísticas em segredo e no séc. 17 abraçaram o deísmo.
  • A maçonaria moderna fundada em 1713 em Londres exige um rito secreto de iniciação, juramentos e seus altares reúnem a Constituição do país, a Bíblia, o Regulamento da sociedade, o compasso e esquadro (símbolos da arquitetura e construção), uma espada. Para os maçons Deus é designado como o “Grande Arquiteto do Universo”.
  • Condenada pelos Papas Clemente XII, Bento XIV em 1571; o Papa Leão XIII, em 13 de março de 1825, denunciou os ataques fa maçonaria às verdades da fé católica e, em sua Encíclica Humanum Genus (O Gênero Humano) de 1884. Este Papa fez uma análise aprofundada, onde critica e expõe a verdade sobre a maçonaria.
  • No Brasil, em 1872, essa sociedade provocou famosa questão religiosa no fim do séc. XIX, conflito dirigido pelo Visconde do Rio Branco e Saldanha Marinho.