Luteranismo, Luteranos - O Luteranismo surgiu em 1517 quando Martinho Lutero afixou suas teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, contudo ele veio a romper com a Igreja Católica três anos depois.

  • A expressão luteranismo apareceu somente em 1919, embora Lutero preferisse o termo “evangélico” e atualmente o título usual é Igreja Evangélica Luterana. Segundo a doutrina o Luteranismo é parte do que se designa Protestantismo Ortodoxo uma vez que estão de acordo com a Igreja Católica e as Igrejas Gregas na aceitação da autoridade das Escrituras e dos três antigos Credos - O Símbolo dos Apóstolos, o Creio de Nicéia e o Creio Atanasiano.
  • Reconhecem, somente dois sacramentos, o Batismo e a Ceia do Senhor, contudo a Confirmação,a Ordem e a Confissão são considerados como Ritos sagrados. A Páscoa, Pentecostes e a Festa do Doze Apóstolos são observados nos serviços religiosos e Lutero aboliu nas Missas o Ofertório, o Cânon e todas as fórmulas sacrificais, mas manteve a Elevação e o uso do Latim, abandonado mais tarde. A Coleta, Epístolas e o Evangelho variam conforme os Domingos do ano e a parte principal da celebração é a homilia, com a lição do dia, feita após o Creio.
  • A Ceia do Senhor é administrada algumas vezes no ano e é precedida pela Confissão comunitária e a Absolvição.