Latrão - der. Laterani, nome da família possuidora do famoso e antigo palácio romano, doado ao Papa pelo imperador Constantino no início do séc. IV (310-311).

  • A Basílica de S. João Latrão, catedral de Roma, inicialmente dedicada ao Salvador (Basilica Salvatoris) e mais tarde, devido ao Mosteiro de S. João Batista e S. João Evangelista, anexo à basílica, foi dedicada a S. João, título que se popularizou e superou o original.
  • Nela se encontra um grande tesouro: as cabeças preservadas dos apóstolos Pedro e Paulo, colocadas sobre o baldaquino no altar-mór.
  • Em seu esplendor no período inicial foi chamada Basílica Áurea ou Basílica de Ouro; saqueada pelos Vândalos foi restaurada pelo Papa S. Leão, o Grande no ano 460 e em 896 quase ruiu devido a um grande terremoto, que pouco deixou da construção original. A segunda igreja foi erguida com as mesmas dimensões da original e depois de um século foi atingida por um grande incêndio e restaurada pelo Papa Clemente IV e João XXII e novamente restaurada após novo incêndio, pelo Papa Urbano V.
  • O Palácio de Latrão doado ao Papa pelo imperador Constantino, provavelmente no ano 311, sendo que há registros de um Conc. nele acontecido contra os Donatistas em 313, tornou-se o centro da vida cristã em Roma, residência oficial do papa e catedral de Roma por alguns séculos.
  • Restaurado pelo Papa Sérgio III num período de magnificência, chegou a ser citado pelo célebre poeta italiano Dante e devido ao seu esplendor chegou a ser chamada Basilica Aurea, Basílica de Ouro. Em seu magnífico salão foram realizados os Concílios Lateranenses no período medieval e devido ao exílio do Papa em Avignon, França, perdeu sua posição e esplendor.
  • Em 896 um terremoto quase o destruiu totalmente, reconstruído resistiu por 400 anos e após um incêndio em 1307 foi novamente reerguido pelo Papa Clemente V e João XXII e em 1361 um novo incêndio causou danos irreparáveis ao palácio sendo reconstruído pelo Papa Urbano V. O Papa Sisto V (1585-1590) o demoliu e reconstruiu um menor, hoje entregue ao Museu Pontifício de Antiguidades Cristãs.
  • A Igreja celebra a Dedicação da Basílica de S. João Latrão no 1º domingo de novembro.

v. Batistério, Querela das Investiduras, Dedicação, Baldaquino.