Egeria -

  • Pseudônimo da famosa historiadora Silvia Eutheria ou Aetheria em latim, nascida na região oeste do Império Romano, possivelmente na Galícia, na atual Espanha ou em Massília, atual Marselha, França.
  • Alguns autores consideraram-na familiar de Élia Flácila, primeira mulher de Teodósio I.
  • Lambert criou a hipótese de que se tratava da irmã de Gala, como se refere São Jerônimo como esposa de Prisciliano. Esta hipótese, alguns autores, de mulher independente e audaciosa, e sua provável origem da Galícia, levaram-na ao movimento priscilianista.
  • Em sua valiosa obra Itinerarium Egeriae, ou 'Peregrinação de Egeria' (no ano 380 aproximadamente) onde ela relata a sua visita de três anos à Terra Santa no séc. IV , onde além de citar os lugares Sagrados detalha as práticas litúrgicas da Igreja em Jerusalém.
  • após a sua descoberta em 1884, por Gian Francesco Gamurrini, na Biblioteca da Confraria de Santa Maria de Laicos (Biblioteca Della Confraternitá dei Laici), em Arezo, na Toscana, o“Itinerário” foi publicado em 1887 e os relatos foram originalmente escritos, estima-se, entre os anos 393 e 396, e por isto se deduz a importância documental do testemunho da época dos primeiros cristãos, visto que a obra é muita rica em detalhes relacionados à liturgia cristã.

v. Codex, Insula Sacra, Domus Ecclesia.