Concílio Vaticano II.

  • Na história da Igreja Católica Apostólica Romana foi o XXI Concílio Ecumênico, realizado no séc. XX e sobre ele o mundo - e não somente o mundo cristão - voltou a sua atenção, mobilizando a imprensa de forma extraordinária.
  • Esta notável Assembléia católica com a presença dos cardeais e bispos de todo o Mundo foi convocada no dia 25 de Dezembro de 1961, através da bula papal Humanae salutis, pelo Papa João XXIII. Este mesmo Papa inaugurou-o, a ritmo extraordinário, no dia 11 de outubro de 1962.
  • Este Concílio, presidido pelo Papa João XXIII e este tendo falecido, foi concluído em 1965 pelo seu sucessor o Papa Paulo VI. Realizado em 4 sessões, o Concílio terminou no dia 8 de dezembro de 1965 e em suas quatro grandes sessões, mais de 2 000 Prelados convocados de todo o planeta discutiram e regulamentaram vários temas da Igreja Católica.
  • As importantíssimas decisões deste evento estão expressas em 4 constituições, 9 decretos e 3 declarações elaboradas e aprovadas por esse histórico Concílio.

Constituições, Declarações e Decretos Originais do Conc. Vaticano II http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm